Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
PLANO MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID–19
COMITÊ MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO COVID-19
APRESENTAÇÃO
A elaboração deste plano tem o objetivo de nortear as ações de Saúde Pública e atender a população de Terra de Areia/RS, acerca da imunização contra a COVID-19 – Coronavírus. O Plano Municipal de Imunização contra a COVID-19, tem como base diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
O nosso Município não fugiu à regra mundial e também foi assolado pela pandemia do Coronavírus, e que passado o período onde as medidas de prevenção e controle se baseavam basicamente em isolamento e distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool 70%, chegando então ao momento tão esperado que é a imunização das pessoas com vacinas.
O presente Plano apresenta a estratégia do município de Terra de Areia para imunização contra a COVID-19, considerando as informações sócio demográficas e epidemiologias de nosso município, além de estar em consonância com o Plano Estadual e Nacional de Vacinação para a COVID 19, plano este que segue as diretrizes do Ministério da Saúde, com a sequência de vacinação devendo ocorrer em etapas, de acordo com a logística e recebimento das doses por parte do órgão ministerial, que está coordenando o processo nacional e seguindo a ordem dos grupos prioritários.
A covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas.
Portanto, em um momento inicial, onde não existe ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial, o objetivo principal da vacinação passa a ser focado na redução da morbidade e mortalidade pela covid-19, de forma que existe a necessidade de se estabelecer grupos prioritários para a vacinação.
2.1 Objetivo Geral
Estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no município de Terra de Areia.
2.2 Objetivo Específico
- Vacinação dos trabalhadores de saúde;
- Vacinação em pessoas de 80 anos ou mais;
- Vacinação em pessoas 70 anos a 79 anos;
- Vacinação em pessoas 60 anos a 69 anos;
- Vacinação em pessoas com 60 anos ou mais institucionalizada;
- Vacinação dos povos indígenas;
- Vacinação Força de segurança e salvamento;
- Vacinação povos e comunidade quilombolas;
- Vacinação em pessoas com Comorbidades (diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doença cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC>40). Com laudo médico e ou/ atestado. (Acima de 18 anos e < de 60 anos);
- Vacinação em pessoas sem Comorbidades, acima de 18 anos e < de 60 anos;
- Vacinação gestantes e puérperas;
- Vacinação Trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário;
- Vacinação dos profissionais da educação e da assistência social;
- Vacinação dos trabalhadores da limpeza urbana;
- Vacinação dos profissionais da indústria,
- Vacinação em pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades;
Os eventos adversos pós vacinação serão notificados e investigados pela Vigilância Epidemiológica Municipal, seguindo orientações do Ministério da Saúde.
Precauções:
- Evitar vacinar pessoas com doença aguda febril (moderada ou grave);
- Infecção por Covid-19 em período prévio; mínimo de 4 semanas após início dos sintomas ou da data do PCR positivo em pessoas assintomáticas;
- Adiar em pacientes com sintomas prolongados e evidência de piora clínica progressiva;
Contraindicações:
- Menores de 18 anos (observar tipos de vacinas);
- Gestantes;
- Reações anafiláticas prévias a vacina COVID-19 ou componente da vacina;
As doses serão administradas no centro da cidade, no ginásio Laion Espíndola (Escola Mascarenhas de Moraes), bairro Sanga Funda no ESF I e na comunidade do Novo Curumim no Múltiplo Uso.
Todas as doses administradas, serão lançadas no Sistema SPNI/PNI em no máximo 72hs.
De acordo com o anúncio oficial, o País, neste momento, conta com 4 vacinas (imunizantes), sendo:
Existe a possibilidade, com o decorrer do tempo, que o Ministério da Saúde estabeleça parceria com outros laboratórios, considerando que várias vacinas mundo afora contam com aprovação de agências reguladoras de reconhecimento mundial.
A escolha das vacinas a serem disponibilizadas para Terra de Areia será responsabilidade do MS e da Secretaria Estadual de Saúde/ RS (SES).
A Rede de Frio é o sistema utilizado pelo PNI, que tem o objetivo de assegurar que os imunobiológicos disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua administração. Alterações de temperatura (excesso de frio ou calor) podem comprometer a potência imunogênica, o que pode acarretar a redução ou a falta do efeito esperado. Os imunobiológicos, enquanto produtos termolábeis e/ou fotossensíveis, necessitam de armazenamento adequado para que suas características imunogênicas sejam mantidas.
A Rede de Frio refere-se à estrutura técnico-administrativa (normatização, planejamento, avaliação e financiamento) direcionada para a manutenção adequada da Cadeia de Frio. Esta, por sua vez, representa o processo logístico (recebimento, armazenamento, distribuição e transporte) da Rede de Frio.
A rede de frio do município de Terra de Areia é composta de três (3) câmaras de conservação de imunobiológicos, ligada à rede elétrica e com bateria interna com autonomia de 6 horas para casos de queda de energia, além de uma geladeira. Os equipamentos são localizados nas salas de vacinas da ESF II e ESF III, as caixas térmicas de uso diário possuem termômetro de momento, com máxima e mínima, digital com cabo extensor.
A campanha de vacinação será distribuída em fases e será progressivamente executada. O horário de vacinação será de segunda a sexta-feira, normalmente das 8h:30min – 11h:00min. A ampliação de horários e dias de funcionamento, de forma a acelerar o processo de vacinação e demanda, deverá ser analisada permanentemente, de acordo com a disponibilidade de vacinas.
Com o recebimento das doses e de acordo com os quantitativos a Coordenadoria de Saúde está efetuando o repasse aos municípios, seguindo os critérios dos grupos prioritários e o quantitativo das doses recebidas com as devidas notas técnicas e CIBs determinando para qual grupo está destinado o lote de imunizantes.
As providências descritas nesse plano poderão ser alteradas a qualquer momento, seguindo orientações institucionais ou ajustes nas medidas implementadas em função da evolução desta pandemia.
Estas as considerações.
Terra de Areia/RS, julho de 2021.
COMITÊ MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO COVID-19
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE