ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA Página 1 de 5 TERMO DE REFERÊNCIA Processo administrativo n° 2474/2024 Unidade Administrativa requerente: Secretaria Municipal de Administração e Planejamento Objetivo: O presente Termo de Referência tem como objetivo estabelecer os requisitos, condições e diretrizes técnicas e administrativas para o reestabelecimento do boeiro e retirada da estrutura danificada. Justificativa para a realização do objeto: Em virtude da tempestade ocorrida no município nos dias 15 e 16 de junho de 2023, no qual acarretou na destruição do bueiro supracitado, a contratação desse serviço se faz necessária, visando restabelecer a conexão de aproximadamente de 550 pessoas afetadas. Para isso, foi solicitado recurso financeiro federal devido a necessidade de apoio para auxílio financeiro. Descrição sucinta do objeto: Reestabelecimento de um bueiro (BSCC) localizado na estrada do Arroio Bonito e retirada da estrutura danificada. Descrição analítica do objeto: Reestabelecimento de um bueiro (BSCC) localizado na estrada do Arroio Bonito e retirada da estrutura danificada, causada com as chuvas nos dias 15 e 16 de junho de 2023. Local da execução: Estrada Geral do Arroio Bonito ? Terra de Areia/RS Prazo de execução: O prazo de conclusão do objeto é de 60 (sessenta ) dias a contar do recebimento da autorização de início dos serviços. Metodologia de execução: Empreitada por preço global. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA Página 2 de 5 Forma de pagamento: O pagamento será efetuado de acordo com a medição dos serviços, com base no cronograma físico-financeiro, considerando os serviços efetivamente executados e aprovados pela fiscalização do contrato. Somente serão pagos os quantitativos efetivamente medidos pela fiscalização do contrato. O pagamento somente será autorizado depois de efetuado o ateste pelo servidor competente, condicionado este ato à verificação da conformidade da Nota Fiscal/Fatura, acompanhada dos demais documentos exigidos neste instrumento contratual. Requisitos para formalização do pagamento: Na primeira parcela da obra e/ou serviço: ? Anotação de Responsabilidade Técnica ? ART, Registro de Responsabilidade Técnica ? RRT ou Termo de Responsabilidade Técnica ? TRT dos responsáveis técnicos pela execução da obra recolhida junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ? CREA/RS e/ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo ? CAU/RS; ? Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da obra no Cadastro Nacional de Obras ? CNO, conforme anexo único da Instrução Normativa nº 2.061, de 20 de dezembro de 2021, da Secretaria da Receita Federal do Brasil; ? atender o disposto na Instrução Normativa da Receita Federal nº. 2110 de 17 de outubro de 2022, artigos 143 e 230, quanto ao atendimento das demonstrações ambientais, quando for o caso; ? autorizações exigidas em obras com características especiais. Em todas as parcelas da obra e/ou serviço: ? cópia da folha de pagamento referente ao mês de competência, constando o CEI e endereço da obra; ? FGTS/GFIP ? Fundo de Garantia do Tempo de Serviço relativo aos empregados da obra no mês de competência da parcela, constando o CEI e endereço da obra; ? GPS ? Guia de Recolhimento de Previdência Social (ou DARF ? Documento de Arrecadação de Receitas Federais, a partir do mês em que a entrega da DCTFWeb se torne obrigatória) relativa aos empregados da obra no mês de competência da parcela, constando o CEI e endereço da obra; ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA Página 3 de 5 ? declaração do contratado de que possui escrituração contábil, que mantém a contabilidade atualizada, organizada, assinada por contabilista devidamente credenciado e pelo administrador da empresa; Na última parcela da obra e/ou serviço: ? CND ? Certidão Negativa de Débito-INSS, referente à obra executada, constando a CNO e endereço da obra; ? cópia do Termo de Recebimento Provisório, elaborado pela fiscalização da obras; ? Observado o atendimento às cláusulas anteriores, o pagamento será efetuado no prazo de 30 (trinta) dias da protocolização da nota fiscal ou nota fiscal-fatura. Reajuste: ? O contrato será reajustado, observado o interregno mínimo de um ano, a contar da data da assinatura do contrato. ? O valor do contrato será reajustado pela variação do índice IPCA, na coluna conforme Anexo X ? Folha de Dados (CGL 14.1)], ou outro que vier a substituí-lo. Prazos e condições para o recebimento provisório e definitivo: ? Após a contratação os serviços deverão ser iniciados no prazo máximo de 05 (cinco) dias, a contar da data de recebimento da Ordem de Início de Serviço. ? A empresa deverá entregar as ART?s / RRT?s de execução devidamente pagas, antes do início efetivo dos serviços ao fiscal do contrato. ? Para o Termo de Recebimento Provisório, quando as obras e/ou serviços contratados forem concluídos, caberá ao Contratado comunicar por escrito ao Contratante, ao qual competirá, no prazo de até 15 (quinze) dias, a verificação dos serviços executados para fins de recebimento provisório. ? O Contratante realizará inspeção minuciosa de todos os serviços e obras executadas, por meio de profissionais técnicos competentes, acompanhados dos profissionais encarregados pela obra, com a finalidade de verificar a adequação dos serviços e constatar e relacionar os arremates, retoques e revisões finais que se fizerem necessários. ? O Contratado fica obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no todo ou em parte, o objeto em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou materiais empregados, cabendo à fiscalização não atestar a última ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA Página 4 de 5 e/ou única medição de serviços até que sejam sanadas todas as eventuais pendências que possam vir a ser apontadas no Termo de Recebimento Provisório. ? Será exigido do Contratado que providencie a seguinte documentação como condição indispensável para o recebimento definitivo de objeto, quando for o caso: ? As ?built?, elaborado pelo responsável por sua execução; ? Comprovação das ligações definitivas de energia, água, telefone e gás; ? Laudo de vistoria do corpo de bombeiros aprovando o serviço; ? Carta ?habite-se?, emitida pela Prefeitura; ? Certidão negativa de débitos previdenciários específica para o registro da obra junto ao Cartório de Registro de Imóveis. ? O Termo de Recebimento Definitivo das obras e/ou serviços contratados será lavrado em até 90 (noventa) dias após a lavratura do Termo de Recebimento Provisório, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente. Gestor do contrato. Nome/cargo: Bárbara Santos dos Santos ? Gestora de Contratos Fiscal administrativo do contrato. O fiscal designado para o referido contrato sera Jaqueline Bertoldi de Mattos secretaria de Administração e Planejamento Atribuições: ? Ao fiscal administrativo caberá fiscalizar os aspectos administrativos e financeiros do contrato. Fiscal técnico do contrato. O fiscal designado para o referido contrato será o engenheiro civil Israel da Costa do Amaral Atribuições: ? O fiscal designado fiscalizará a qualidade do serviço e se o mesmo está em conformidade com normas contratuais e as normas técnicas exigíveis, podendo rejeitar o que não estiver de acordo com as normas técnicas e a qualidade exigível, responsabilizando-se a CONTRATADA pela realização de novos serviços, às suas expensas, no prazo determinado pelo fiscal, computando-se o tempo despendido como atraso, a quem incumbirá: ? Quando necessário, emitir pareceres ou outro documento técnico que demonstre a boa ou ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA Página 5 de 5 má execução dos serviços objeto deste contrato; ? Quando necessário, emitir advertências à contratada demonstrando objetivamente os descumprimentos contratuais verificados pela fiscalização. ? A fiscalização exercerá rigoroso controle em relação à qualidade dos serviços executados, a fim de possibilitar a aplicação das penalidades previstas quando desatendidas as disposições a ela relativas. Indicar as parcelas de maior relevância: ? Execução de assentamento de tubo de concreto para redes coletoras de águas pluviais (50%) ? 10,00 metros; ? Execução de corpo de BSCC ? Seção fechada de 2,0 x 2,0 m (50%) ? 8,00 metros; Modalidade de licitação sugerida. Concorrência Eletrônica Tipo de licitação sugerida. Melhor Preço Global Data. 22/05/2024 Setor de Engenharia Israel da Costa do Amaral Eng. Civil CREA RJ 10107250 ________________________ Coordenadora Municipal de Defesa Civil Jaqueline Bertoldi de Mattos Secretária de Administração